Cromização é um tratamento metalúrgico bastante antigo que permaneceu praticamente esquecido desde sua descoberta nos anos 20. Nossa emprêsa utiliza cromização com excelentes resultados na área de caldeiras de recuperação e está extendendo sua utilização à outras aplicações industriais.

A principal vantagem do processo é que o cromo é difundido no metal base sem possibilidade de se soltar. A profundidade de penetração pode ser ajustada para atender às necessidades específicas de cada aplicação.

O teor de Cromo na superfície é da ordem de 40% e a profundidade da "pele" é controlável para se obter o resultado desejado.

A Sage no inicio dos anos 90 patenteou um processo de combate a corrosão que empregava dois metais separadamente e a difusão de cromo no metal base foi simplesmente um passo evolucionário.

Ambos conceitos são mostrados abaixo.

 

 

Testes anteriores realizados nos anos 70 haviam demostrado o excelente comportamento de tubos e painéis cromizados em Caldeiras de Recuperação.

Painéis que requerem trocas mais frequentes, como os painéis das bocas de smelt constituem uma ótima aplicação por permitir ciclos muito mais longos sem que o material mostre quaisquer sinais de desgaste.

Em refinarias e outras indústrias químicas, tubos cromizados tem apresentado desempenho bastante superior ao de diversas ligas inoxidáveis quando expostos a diversos agentes corrosivos. Em Caldeiras de Recuperação, a principal vantagem da cromização comparada aos tubos compostos (Composite Tubes) decorre da ausência de uma interface entre os dois materiais. Além disto a condutividade térmica do material cromizado não apresenta variação mensurável.

A Cromização pode ser feita em qualquer das superfícies do tubo ou em ambas.

A Sage dispõe de instalações e tecnologia própria para diversas aplicações de cromização em sua unidade de Ooltewah, Tn, USA.

 

 

 

 

Uma das mais importantes vantagens da cromização é que o tratamento não afeta as peças dimensionalmente, como mostrado abaixo.

 

A ligação metalúrgica do cromo da superfície com o metal base impede que a "pele" de cromo se solte quando exposta a impacto ou abrasão.